Content

Remoção de Tatuagem

Conforme todos já devem saber, a tatuagem definitiva não é mais tão definitiva assim. Extiste sim uma forma de remoção, a laser, cara e bastante dolorida, ela não retira toda a tinta da tatuagem, mas chega a remover 90% dela. Preço, quantidade de sessões, dor, tudo isso depende da tatuagem, da pessoa, da quantidade de cores enfim. Uma coisa se sabe: uma sessão vai custar em média R$ 2000. para se remover uma tattoo pequena, precisa-se de cerca de quatro sessões e - como ela não sairá por completo - pode-se tatuar por cima da antiga novamente. Nomes e retratos são os mais retirados, mas o melhor conselho que podemos dar é pense muito bem antes de tatuar qualquer desenho. Removê-lo custa muito caro, dói bem mais que tatuar e não sai por completo. Estou postando um pequeno texto com algumas dúvidas mais freqüentes sobre a remoção a laser. Qualquer dúvida o link está postado junto... Abraço, Zen.

Como a técnica de remoção de tatuagens com Laser funciona ?

Um curto pulso de uma intensa luz avermelhada é emitida pelo Rubi e seletivamente absorvida pela tinta da tatuagem. Esta energia do laser causa uma fragmentação daquela tinta em pequeninas partículas de pigmentos que serão removidas pela imunologia do próprio organismo, já o Photoderm ® PL utiliza a tecnologia da extrema luz pulsada com os mesmos efeitos.

Que resultados eu posso esperar ?

Tanto o Q-Switched Rubi Laser como o Photoderm ® PL apresentam ótimos resultados para remoção de tatuagens em relação a outras técnicas, mas a perfeita eliminação depende de alguns fatores. Se de um lado tatuagens feitas por tatuadores amadores são mais fáceis de retirar porque eles usualmente usam menos tinta, por outro lado a falta de experiência não permite que estes desenvolvam uma tatuagem sempre na mesma profundidade, prolongando o tratamento para a remoção.

Com o laser de Rubi pigmentos vermelhos e amarelos são sempre mais difíceis de remover do que aqueles com tinta escura como o azul, preto e o verde. Naqueles pigmentos com alta concentração de vermelho ou amarelo o Photoderm ® PL é mais indicado.

O tratamento é muito dolorido?

A sensibilidade claro, pode variar de pessoa a pessoa, mas a grande maioria não relata grande desconforto. Se a região for muito grande há sempre a possibilidade de se aplicar uma anestesia local, mas isso não é muito usual.

Quais são os efeitos colaterais ?

A nossa pele tem um pigmento natural que é a melanina, que também absorve a energia do laser, então nas pessoas com a pele escura, a área tratada pode ficar um pouco mais clara por um período de alguns meses. A melanina normalmente volta a repopular esta área restaurando a cor natural, mas a tinta da tatuagem, uma vez retirada não volta mais.

A aplicação do laser é segura ?

Estes lasers, que são específicos para agir no pigmento tem sido largamente utilizados usados, aqui no Brasil e no exterior por milhares de Pacientes e não se conhecem efeitos danosos à saúde. Em geral o risco de cicatriz é ínfimo, pois a luz do laser danifica apenas a tinta da tatuagem e não a estrutura da pele. Dentro da sala de procedimento com Laser, tanto de Rubi como o Photoderm ® PL , a permanência só é permitida com o uso de óculos especiais.

O que acontece após o tratamento ?

Imediatamente após a exposição ao Laser de Rubi e a região tratada se torna ligeiramente branca que usualmente regride em 20 minutos, no Photoderm ® PL ficará avermelhada também por uns 20 minutos. Nos dias seguintes uma casquinha irá se formar na região, que em alguns casos terá a mesma cor da antiga tatuagem, isso ocorre porque a tinta superficial estará saindo naquela crosta. A pele habitualmente volta ao normal de 10 a 15 dias faltando apenas a repigmentação natural através da melanina já explicada.

Quantos tratamentos eu irei precisar ?

Bem isto vai depender do tamanho da tatuagem, sua localização, profundidade e cor. O médico poderá esclarecê-lo (a) sobre isto, e então Paciente e médico poderão fazer um planejamento para a remoção da tatuagem.

Existem tratamentos alternativos ?

Sim, existem alguns tipos de tratamentos a que pode submeter-se, mas nenhum é tão pouco intervencionista como o tratamento com Lasers. Outros métodos incluem a cirurgia plástica que retira a tatuagem e a pele; a dermoabrasão que raspa mecanicamente a pele e peelings químicos com altíssimo grau de concentração. Estes métodos que atacam a tatuagem danificam a estrutura da pele no local, possuindo por isso um elevado risco de cicatrizes.

Visualmente, o resultado final é esse...

Blog Archive